SICREDI PROMOVE CONFRATERNIZAÇÃO DO PROGRAMA "A UNIÃO FAZ A VIDA"

No dia 25 de outubro, no salão da comunidade de Guia Lopes, aconteceu um encontro de professores de vários municípios da região, os quais participam do Programa “A União Faz a Vida”. Programa este oferecido pelo Sicredi. De Porto Xavier, participaram professores, alunos, autoridades e integrantes do comitê gestor do Programa.

O Programa tem como objetivo construir e vivenciar atitudes de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional.

O município de Porto Xavier participa pelo segundo ano consecutivo deste Programa, inicialmente, com cinco escolas e, este ano, também, com as escolas de Educação Infantil com os seguintes projetos:

- EMEF Presidente Arthur da Costa e Silva – “A minha família, a tua família, a nossa família”;

- EMEF Machado de Assis – “Teatro na escola, espaço de aprendizagem”;

- EMEF Dona Irene Feier – “Um olhar diferente para o lixo: um dos grandes problemas da atualidade”

- EMEF Santos Dumont – “Sustentabilidade: uma prática necessária”;

- EMEF Érico Veríssimo – “Viajando pelo fantástico mundo da leitura”;

- EMEI Sonho Encantado – “Resgatando brinquedos e brincadeiras antigas”;

- EMEI Cantinho do Céu – “Sucata transformada em playgrounds no espaço escolar”.

Alunos da EMEF Dona Irene Feier, nesta noite, representaram as escolas do município, quando apresentaram o projeto “Um olhar diferente para o lixo” que está sendo desenvolvido, colocando sobre as parcerias envolvidas e os trabalhos realizados como construção de lixeiras comunitárias a partir de freezers velhos, compostagem de sobras orgânicas, customização de bolsas com calças jeans usadas, realizando, no final, um desfile com roupas customizadas e bolsas confeccionadas.

O Programa “A União Faz a Vida” proporciona às escolas o trabalho com projetos. Ações concretas são necessárias ao processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de projetos fazem com que essas ações concretas sejam executadas. O trabalho com projetos nas escolas municipais está proporcionando a atividade coletiva e cooperativa, permitindo que nossos alunos vivenciem múltiplas relações reais para firmarem-se como sujeitos. O desenvolvimento das atividades estão trazendo benefícios para a aprendizagem, tais como: melhora da escrita e leitura, tornando os alunos mais críticos, levando-os a respeitar opiniões dos outros e expor as suas.

A adesão a este programa oportunizou aos professores abertura de diferentes caminhos que beneficiam a aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos.